domingo, 15 de junho de 2008

Cultura! Ciência! Beleza e Arte!

Cultura! Ciência! Beleza e Arte!

Quem antecede quem?!...

No meu entender, a ciência pode estar antes da arte, mas não antes da cultura. Pois, esta nasce com o povo. É a característica desse mesmo povo, evidenciada em formas, actos, gestos, sonhos...! O ser humano, é, por natureza, um ser cultural.

Sem querer entrar por reflexões filosóficas, eu diria que, a beleza evidencia-se na forma como contemplamos uma obra de arte, assim como, a própria Natureza, a qual, é para mim, a mais sublime de todas as artes.

A sua essência primordial antecede todos os sons, cores, aromas, que possamos inventar, imaginar, criar na mente do mais dotado dos seres humanos. Por isso, a designação “ a vida feliz, é sempre um encontro com a natureza”.

Ninguém infeliz consegue desvendar a beleza que a Natureza encerra e espelha perante nosso olhar, muito menos, descobrir numa obra de arte, a minuciosidade, a mestria, que o homem usou para lhe dar vida. Nesse sentido, a felicidade é sinónimo de beleza!

Há porém uma diferença entre “beleza” e “arte”.

Como disse, a Natureza encerra um mar infindo de beleza, mas não evidencia uma obra de ate. Isto, porque o seu criador, foi o Ser Maior, o Omnipotente!

É aqui que entra a ciência: identificar e separar o belo da arte. O belo é felicidade. A arte, é a ciência, a sabedoria que o ser humano adquiriu ao longo dos tempos, e, através da qual deu vida, forma, a novas vidas, com as quais preenchemos e embelezamos nosso olhar.

Amélia Fernandes

Nenhum comentário: